BOINC: Contribua com a ciência com seu smartphone

LOGOTIPO do BOINC

 

Neste post quero apresentar este app bastante peculiar que serve para o propósito de através de computação distribuída desenvolver projetos científicos.

Para aqueles não familiarizados com o termo, a computação distribuída nada mais é do que pegar uma grande tarefa computacional e dividir em partes menores. Ou seja, ao invés de utilizar uma única máquina poderosa para computação, se constrói uma maquina virtual gigantesca através de diversas máquinas de poder computacional reduzido e interconectadas que recebem pequenas partes das tarefas. Assim funciona o BOINC.

A ideia então é utilizar este poder computacional em favor da ciência. O aluguel de tempo de processamento em supercomputadores em universidades para desenvolvimento de projetos custam caro, por isto surge este projeto onde as pessoas comuns doam os tempo ocioso de seus aparelhos para compor esta grande rede.

Tudo que precisamos fazer é baixar o aplicativo cliente do BOINC disponível para PC ou smartphone, e depois de instalado temos que escolher quais os projetos que queremos contribuir quando o nosso celular estiver parado carregando a noite, por exemplo. Existem projetos de diversas áreas como pesquisa espacial, Física, Medicina, e até o SETI que monitora sinais de rádio espaciais em busca de sinais de vida inteligente extraterrestre.

Eu recomendo se inscrever no projeto World Community Grid que compõe uma grande gama de outros projetos voluntários incluindo a pesquisa pela vacina do Zika Virus, Pesquisas sobre Cancer, e Ebola.

Clique na imagem abaixo para se inscrever no world community grid:

World Community Grid Logo
Clique para se inscrever

Demais projetos também podem ser acessados diretamente pelo aplicativo, mas para iniciar os trabalhos é necessário estar inscrito e informar os seus dados de cadastro.

Eu mesmo sou contribuidor da Rede BOINC desde 2016 e fico feliz em saber que o meu celular sempre que está carregando enquanto durmo está também trabalhando a favor da ciência.

Vale salientar novamente que o aplicativo não interfere na performance do aplicativo, pois ele sempre é executando quando ele está completamente parado sem interação do usuário. E no caso dos celulares, somente quando está carregando e já atingiu os 100 de bateria. Há demais configurações de ajuste de consumo de processador e bateria, mas recomendo deixar nas configurações padrão.

Estes são os links para download:

Android

Windows  64bit

Windosw 32bit

Outras versões disponíveis no site do projeto:
https://boinc.berkeley.edu/download_all.php